23 de junho de 2012

Altruísmo, Amizades e Gratidão





Oi gente!

Depois de uma semana estou de volta, semana essa um pouco tensa, com um volume gigantesco de coisas a serem feitas (nem todas foram), mas não é sobre isso que vamos falar hoje...

Fiquei pensando sobre uma coisa que tem sido uma constante em minha vida, GRATIDÃO! E não conseguirei entrar no tópico diretamente, vamos por partes...Por 3 partes!

Sobre o altruísmo

Muito cedo a gente descobre (pelo menos no meu caso foi assim) que não se pode fazer as coisas sozinho ou pensando apenas no próprio beneficio, as vezes temos que ser altruístas, pensar no bem maior! Alias, ser altruísta é uma coisa que é mais dificil do que parece, tem que ser praticado, tem que ser incentivado, pois não é nada simples. Deixar de se beneficiar de algo as vezes em nome de um bem maior ou de algo melhor para alguém que faz parte de nossas vidas e que amamos não é o melhor para você, mas pensando de maneira altruísta com certeza pode ser. E isso me rodeia desde que eu era pequeno. Essa grande dúvida, essa grande questão que nos define entre o que os outros julgam entre o bem e o mal. E o tempo foi me moldando, não que eu tenha algum arrependimentos de atos de altruísmos ou a falta deles, mas as vezes repensando hoje poderia ter sido mais simples, maas os acertos e os erros fazem parte, e ainda às vezes ainda tenho a sensação de que deveria fazer mais. Certa vez, um ser humano incrivel que passou pela minha vida me disse que eu não tinha jamais o direito de prejudicar a vida de ninguém e que também não tinha a menor obrigação de auxiliar ninguém...que tudo eram escolhas. Confesso que naquele momento eu fiquei me questionando o por que de eu não ter que ajudar ninguém, de não ser uma obrigação...(Terminarei isso no final desse post).

Sobre amizades
Confesso que cresci solitário, e até certo momento não achava isso ruim, houveram fases em que a minha companhia era o suficiente, eu me entendia com qualquer assunto, apenas e eu mesmo. Ai a gente crece, surgem colegas, que com o tempo se tornam amigos e com mais um pouquinho de tempo e cuidado se transformam em grandes amigos! Pessoas essenciais! Depois de algum tempo, quando me vi rodeado de pessoas que tornavam os meus dias melhores, eu percebi que a solidão e individualidade são circunstâncias que podem não soar como negativas, mas que são superadas por momentos que apenas os bons amigos trazem também falar de amizades. Amigos em minha opinião hoje são os familiares que nós temos a oportunidade de escolher, de ter em nosso convivio, aquelas pesoas que vão os apoiar e nos incentivar independente de nossa situação fisica, mental, financeira. E eles vieram, de perto, longe, outros estados, outros países, alguns se tornaram essenciais, pessoas que se tornaram confidentes, sorrisos e historias que me tiraram de pensamentos negativos e me deram idéias, ampliaram meus horizontes. alguns foram rápidas passagens, mas que deixaram marcas incriveis, talvez eternas. Outros permanecem até hoje e fazem parte do que eu sou. Se tornaram familia. E mesmo não podendo estar o tempo todo próximo, sempre que temos a oportunidade tornamos esses momentos especiais! Como é bom ter amigos!

Sobre GRATIDÃO
Não sou o melhor ser humano do mundo, e dependendo de quem estiver lendo isso agora deve estar rindo alto, mas o fato é que para ambas as partes (meus atos de altruísmo e os de outros comigo) eu sou muito intenso. E sobre os meus atos de altruísmo, eu não falarei, pois foram feitos de maneira real e verdadeira, e essas coisas são nossas. E os que me fizeram algo em algum momento de minha vida em que eu realmente precisava daquilo, eu também não esquecerei, está lá guardado com todo a gratidão possivel!

Altruísmo, amizade e gratidão são 3 palavras que eu creio que se completam, e hoje, álias nesse exato momento eu me vejo naturalmente me afastando de pessoas que outrora eu considerei demais, me distanciando de pessoas que imaginei ter pra sempre em minha vida, não estou generalizando, pois existem pessoas que a distância e a rotina não permitem, mas ainda assim nos falamos! Mas algumas não se permitem, alias, acham que tudo sempre está bem e que elas não tem obrigação nenhuma em se importar (lembra do que eu escrevi lá no começo)então essa é a unica parte que eu discordo ainda das sábias palavras daquele sábio senhor que um dia na mais boa intenção, por me ver tentando fazer a diferença e não tendo um retorno imediato me disse aquilo. E tudo isso está acontecendo de forma natural, como tudo o que acontece pra mim. não vou mentir e dizer que eu nunca na vida tentei forçar uma situação, claro que sim! Sou humano! Mas elas nunca progridem, o que fica é o que é verdadeiro, o que é o reflexo de tudo o que falamos até aqui agora. e minha natureza é extremista, e isso é natural em mim, embora eu não sei se goste, eu sou assim! E ai me vejo com algumas dessas situações em um momento um pouquinho tenso de minha vida. Entendo absolutamente, acredito que cada um tem suas prioridades. Mas amigos são amigos e não importa a intensidade do contato, ele tme que acontecer. senão a coisa apaga...e as vezes é complicado retomar. Não estou falando de ninguém especificamente, só fiquei remoendo algumas situações assim, inclusive de minha parte para com alguns e fiquei pensando. Pra encerrar vou usar de uma frase que levo sempre comigo:

"A gratidão desbloqueia a abundância da vida. Torna o que temos em suficiente e mais. torna negação em aceitação, caos em ordem, confusão em claridade. Pode transformar uma refeição em um banquete, uma casa em um lar, e um estranho em um AMIGO." (Melody Beattie)

Sejamos gratos a saúde, a vida, aos aprendizados, aos amigos...

Abraços a todos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário